Sábado, 22 de Abril de 2006

 

Oráculo Teletubby

Atendendo a sugestões, criei este tópico para dúvidas e comentários gerais que não se encaixam em nenhum outro tópico. Tentarei responder a todas as perguntas, na medida do possível. Porém, este oráculo só terá alguma chance de sucesso se todos participarem. Se você souber a resposta de alguma pergunta, responda, não se acanhe... Estão todos cientes que este é um ambiente informal e descontraído, assim não há grandes preocupações com estilo de escrita. Procure ser claro, breve e, a não ser que você tenha uma terrível e pesada crítica para expor, não comente anonimamente... Mais informações sobre os Teletubbies, aqui.

Comments:
Posso postar um problema aqui, mesmo não sendo do Wexler? Bem, antes da resposta já vou postando (é um problema bem genérico, sem variáveis, só gostaria de saber as idéias para resolver, contas são fáceis)

Tendo a equação de uma reta "s" de vetor diretor V, no R^3, que intercepta um certo plano dado, no ponto P (também dado), como achar o ponto B que está a uma distância "d" de um dado ponto A da reta s, sendo que o ponto B pertence à reta cujo vetor diretor é a reflexão do vetor V em relação ao plano e que também passa pelo ponto P?
 
Claro que pode!

Alguem se propõe a responder?
 
OOoops, desculpe não poder colaborar com o Antonio campello.
Saa, gostaria de saber quanto sairá a nossa nota da lista de Páscoa!
Estou curioso para saber como fui!
T+
 
SAA,
DESCOBRI UM PROGRAMA MUITO LEGAL, 3d grapher, QUE FAZ GRÁFICOS EM R2 E R3 COM AS EQUAÇÕES PARAMÉTRICAS.

NELE, VOCÊ PODE USAR DOIS PARÂMETROS, FORA UM PARÂMETRO t (TEMPO), USADO PARA GERAR ANIMAÇÕES, IDEAL PARA PERCEBER O QUE CADA PARÂMETRO INFLUENCIA NO VISUAL FINAL DA FIGURA.

ALÉM DISSO, USA COORDENADAS CARTESIANAS, ESFÉRICAS E CILÍNDRICAS.

O PROGRAMA É PEQUENO, MAS A VERSÃO SHAREWARE EXPIRA EM 30 DIAS.
O ENDEREÇO É

www.romanlab.com/3dg

flow..
 
Obrigado, Guilherme!

Gilo, devo corrigir as listas de pascoa ate a proxima terca.
 
Professor você tem o livro do C.H. Lehmann em pdf?
 
Caro saa, se vc é o dono deste blog:
Quando entramos no link Geometria Analítica, para vermos a nossa nota, sempre está aquela maldita animação ao lado de Notas.
Além de levar uma nota baixa, tenho que ver maldita animação demonstrando felicidade com isso!??!!? que absurdo!!!
 
Ô caro Giló, eu acho que você não entendeu a animação... Tente analisar e depois diga aqui o que descobriu...
 
ô Giló, a animação é pra descontrair... Relaxa... Pode ser também uma surpresa por ter uma nota boa!

Bem, abro aqui uma votação se outros acharem que a animação é inconveniente, eu tiro...

Nuno, diga não a Pirataria! Aproveita e bate um papo com o Daniel.
 
Caros,
há algum tempo, propus um desafio nada teletubby. É decidir o que é maior pi^e ou e^pi? Obviamente, a idéia é concluir sem usar calculadora. Este problema foi importante na história do cálculo. O desafio tá valendo ainda...

Já adianto que e^pi > pi^e.
 
rsrsr eu tava zuando sobre a afirmação, q é issu, não precisa tira não.
Analisando a animação, ainda acho q é faca de dois gumes... tanto poderá ser uma surpresa boa com surpresa ruim, ainda mantendo o ar de suspense...
(acho q essa foi minha interpretação!)
 
Esta postagem foi removida pelo administrador do blog.
 
Bom, como foi aberto esse espaço também para comentários gerais que não se encaixam em nenhum tópico...
sugiro esse site para descontrair...

http://www.improbable.com/

Cliquem em Ig Nobel Prizes, logo abaixo de home, à esquerda. Esse é um prêmio de verdade, dado todo ano às pesquisas mais improváveis/estranhas/engraçadas/inúteis. Já ganhou, por exemplo, o matemático que inventou uma fórmula para calcular a área de um elefante. Um físico ganhou por levitar um sapo usando imãs. Bom, no site tem os prêmios de todos os anos passados... tem uns bem engraçados

Espero que gostem :)
 
Se eu responde, vc me dá nota?
 
...
...
...
Ahhh, já que fiz vô responde(Pô saa esse problema aí já tá manjado hein?)

Com x = pi/e -1 substituo na desigualdade

e^x > 1 + x (para x > 0)


(pi > e e portanto x = pi/e - 1 > 0)

segue que

e^(pi/e - 1) > pi/e
e^(pi/e) > pi
e^pi > pi^e
 
Obrigado, Isabel. O IgNobel é das coisas mais engraçadas que existem na ciência. Às vezes, porém, as piadinhas acabam ficando restritas apenas aos cientistas, principalmente os físicos. Foi o caso do sapo levitando. O autor é nada mais nada menos que Sir Michael Berry, quase uma lenda viva, o mais improvável ganhador de um IgNobel. Dizem que ele fez de propósito. Seu trabalho sobre levitação diamagnética é sério. Foi feito em colaboração com uns holandeses. O título do paper foi "the flying frog..." Há referências na webpage dele...

De qualquer forma, os IgNobel são engraçadíssimos.
 
Caro Giló, você acertou. Mas só vai ganhar algo se mostrar por que

e^x > 1 + x (para x > 0)
 
SAA, EU RESOLVI O PROBLEMA DE OUTRO JEITO..

A RESOLUÇÃO É BEM RÁPIDA.. MAS VOU ESCREVER TODO O MEU RACIOCÍNIO DESDE O INÍCIO..

PRIMEIRO, PENSEI EM FAZER UMA TABELA COM VÁRIOS VALORES DE x^a E DE a^x E COMPARÁ-LOS ATRAVÉS DA EQUAÇÃO a^x-x^a=y, COM a CONSTANTE. NOTEI QUE,QUANDO x SE DISTANCIA DE ZERO PELA DIREITA, y COMEÇA POSITIVO, TEM UM INTERVALO NEGATIVO E ENTÃO VOLTA A SER POSITIVO..
QUANTO MAIS PRÓXIMO DE e O VALOR DE a, MENOR O INTERVALO EM QUE y É NEGATIVO.

VI (UTILIZANDO SOFTWARES) QUE, PARA VALORES PARES DE a, A EQUAÇÃO TEM 3 RAÍZES. PARA VALORES ÍMPARES OU NÃO INTEIROS, 2 RAÍZES. A ÚNICA SITUAÇÃO DE UMA ÚNICA RAIZ É A DE a=e. ESSA RAIZ É JUSTAMENTE x=e.

E, COM ESSE VALOR DE a, PARA TODO PONTO x DIFERENTE DE e, y>0.
(ISSO É DEMONSTRÁVEL INTEGRANDO-SE e^x-x^e=y E MOSTRANDO QUE A EXPRESSÃO RESULTANTE É ESTRITAMENTE CRESCENTE.)

ASSIM TEMOS QUE, SE x=pi, COMO pi É DIFERENTE DE e, e^x-x^e>0. PORTANTO, e^pi>pi^e.

SEGUINDO O MESMO RACIOCÍNIO, PODE-SE PROVAR DE OUTRA MANEIRA. SE CONSIDERARMOS a=pi, x=e CORRESPONDERÁ A UM y<0. pi^e-e^pi<0 . LOGO, pi^e < e^pi.

É ISSO AÍ..
 
ESSE SEGUNDO PROBLEMA PROPOSTO (PROVAR QUE e^x>x+1) EU RESOLVI PRIMEIRO DE UMA MANEIRA INTUITIVA, POR GRÁFICOS E ENTÃO DE UMA OUTRA MANEIRA.

ENCONTRANDO A INTERSECÇÃO DOS GRÁFICOS DE f(x)=x+1 E g(x)=e^x , TEMOS
x+1=e^x , QUE SÓ TEM UMA SOLUÇÃO: ZERO.

ASSIM, TEMOS QUE OS GRÁFICOS SE TANGENCIAM NO PONTO (0;1).

COMO g(x) É UMA EXPONENCIAL CRESCENTE E f(x) É UMA RETA E NÃO HÁ NENHUM PONTO DE INTERSECÇÃO DELAS PARA x>0, PODEMOS AFIRMAR QUE NESSE INTERVALO e^x>x +1 .

A SEGUNDA MANEIRA FOI PARTINDO DA PROPRIEDADE DE QUE ln(x+1)=x QUANDO x TENDE A ZERO.
SE TEMOS ln(k)=n , ENTÃO
ln(k+t) < n+t,
COM t>0.
LOGO, QUANDO x >0 ,
ln(x+1) < x.
E DISSO TEMOS QUE e^x > x+1.

SAA, O QUE VC ACHA DAS RESOLUÇÕES?
 
Guilherme,
sua solução ai de cima esta certa. Já a outra, parece-me meio confusa. Não entendi aquela coisa de três raízes para a pares, etc etc. Acho que está errado...
 
Saa, quando temos uma função de grau não inteiro, por exemplo 2,4, existe um algoritmo para resolvê-la? Ademais, quantas raízes a função terá? Seria duas neste caso?

grato.
 
Vitor,
não existe nenhum algorítmo genérico (que se aplica a todos os casos) pra resolver essas equações. Porém, muitas vezes dá pra fazer alguma coisa. Por exemplo, considere uma equação do tipo:

x^(2,4) + 3x^{0,2} - 1 = 0, ou de maneira equivalente:

x^(12/5) + 3x^{1/5} - 1 = 0.

Note que essa equação está definida só para x não negativo. Introduzindo-se y = x^{1/5} > 0, tem-se

f(y) = y^12 + 3y - 1 = 0.

Essa equação tem 2 raízes, mas apenas uma nos interessa. Como se sabe? Ora, é um polinômio, portanto é contínua e lisa. f(0) = -1. Como f(-infinito) é positivo, assim como f(infinito) é positivo. Portanto, há uma raiz de f(y) no intervalo (-infinito,0] e outra no intervalo [0,infinito). Só a segunda nos interessa, já que y > 0. Com se sabe que essa é solução única nesse intervalo? Por que f'(y) é monotona ai. Qual o valor exato da raíz? Essa é outra estória... Os interessados podem dar uma olhada no método de Newton-Raphson. Funciona quase sempre. Se não funcionar, é um caso muito grave... Além disso, quando aplicado ao plano complexo, gera interessantes padrões fractais, os Conjuntos de Julia...
 
Olha só! Achei hipercubo em 4 dimensoes! O_o

Aqui!
 
Isso é loucura, Liu. Não tem sentido. Além disso, está meio estranho. Diz que são necessários 3 ângulos para "emular" qualquer rotação em R^4. Isso não faz sentido. São 10 ângulos, o mesmo número de planos independentes que cabem em R^4. Talvez ele se refira ao número de parâmetros envolvidos na projeção de R^4 em R^3, mas não está claro pra mim. Enfim, a animação até que é legalzinha, mas não sei bem o que ela representa...
 
Tenho uma pergunta meio besta, mas...
Se você acender uma lâmpada em um quarto hermeticamente fechado e cujas paredes são espelhos perfeitos, e deixar ela lá acesa durante bastante tempo, quando você abrir a porta vai vir um "jorro" de luz em você? Ou seja, a luz vai ficar acumulando no quarto??
 
Caro Anônimo (essa sim é uma mania besta!), sua pergunta é ótima. Leva naturalmente ao conceito de corpo negro e de radiação de corpo negro.

Vamos supor que a lâmpada emita radiação, inclusive visível, com espectro térmico. É o caso das lâmpadas incandescentes. Você deve saber, elas esquentam muito mais do que iluminam... Já as fluorescentes são diferentes, não tem espectro térmico, por isso "desperdiçam" muito menos no que não interessa (radiação não visível). Enfim, ter espectro térmico significa que a quantidade de energia emitida por comprimento de onda é uma função conhecida da temperatura T da fonte, no caso, a lâmpada.

Seu sistema é composto pela fonte de luz (radiação), que é a lâmpada e o ambiente que ela ilumina (aquece), que é a sala composta por paredes que são espelhos perfeitos (não absorvem nada). Com a lâmpada apagada, o ambiente está a uma temperatura t. Ai você acende a lâmpada, que emite luz (e calor) com uma temperatura T>t. Uma certa quantidade de energia flui atráves da radiação emitida, da fonte (lâmpada) em direção ao ambiente. A temperatura t vai subindo, até, eventualmente, alcançar T. Quando alcança, NÃO há mais fluxo de energia. O sistema atingiu o equilíbrio. O ambiente estará completamente impregnado por uma radiação térmica de temperatura T. Pode parecer estranho imaginar que lâmpada, apesar de acesa, deixe de "brilhar", mas é isso mesmo. Apesar de acesa, ela não transmite mais energia ao ambiente, que está saturado.

Se neste instante você abrir a porta, e se a porta for pequena, o que você verá será um jorro de radiação de corpo negro a temperatura T. De fato, você acaba de construir um corpo negro...

O caso da fonte sem espectro térmico (lâmpada fluorescente) é semelhante, mas há certos aspéctos técnicos diferentes.
 
Só por curiosidade, essa temperatura T é bem alta, na ordem de 3000 K. A essa temperatura, vários metais já estão moles. Na prática, portanto, não é tão fácil construir seu corpo negro usando-se uma lâmpada incandescente... É muito mais fácil usar um forno de pizza! É sério. A lenha queimando lá dentro vai produzir uma radiação de temperatura T mais baixa, e você pode construir seu forno/corpo negro sem apelar para as ligas refratárias da NASA...
 
Mudou a data da segunda prova?
 
Aí Saa, estou usando o winplot pra plotar gráficos aqui em casa. Eu queria saber se tem como eu postar algumas imagens aqui, e se você poderia me ajudar a desenhar umas funções mais difíceis.
 
Nada foi mudado no calendário inicial.

Caio, basta você me passar qualquer arquivo de saída num formato "visível", como jpeg, ps, pdf ou qualquer outra coisa. Eu posto sim.
 
Saa, hoje, na palestra de computação quântica, você disse que computadores não conseguem gerar números aleatórios. Realmente eu percebi isso enquanto estudava programação. Por isso, estive pensando: não é possível um computador gerar um número aleatório a partir da oscilação nada periódica de um mineral? Por exemplo, os relógios se baseiam na oscilação do quartzo pois ele tem uma frequência bem definida. Não seria possível colocar um mineral com uma frequência bem indefinida =) para gerar números aleatórios?
 
Caro Saa, não sei se minha pergunta procede, mas você sempre diz que é impossível visualizar e desenhar qualquer coisa em R4, e hoje durante a aula você disse que nós vivemos em R4. Como?
 
Liu, o Linux tem um gerador de números aleatórios autêntico. Trata-se de um método chamado banco de entropia. É um gerador pseudo-aleatório usual, mas que usa sementes que são obtidas a partir de alguns dispositivos/respostas de hardware, como número de pacotes enviados/recebidos pela interface de rede, velocidades de coolers, temperaturas, tensões, etc. Não é necessário, portanto, incluir nenhum oscilador pra esse fim. Para aplicações mais sérias, tipicamente militares, há o chamado circuito de Chua, que gera um sinal aleatório autêntico. Falarei disso, se houver tempo, na minha palestra de FM do dia 30/5.

A minha afirmação devia ter sido: não se pode gerar sequências aleatórias autênticas com recursos de software apenas.

Fávio, vivemos em R4 sim. Mas nosso sentido da visão só utiliza as três dimensões espaciais usuais. A quarta dimensão, o tempo, não é vista pelos olhos da maneira usual. O tempo, para nós, é importante para descrever o ordenar movimentos. É uma dimensão de natureza distinta das espaciais. Lembre-me de comentar isso na próxima aula e GA.
 
Saa foi muito boa a pelstra de hoje sobre a matemarica dos computadores quanticos achei o palestrante muito didatico..., mas fiquei com uma duvida pois tive de sair com pressa e voce tambem...pois acho que voce responderia melhor.
Qual é a refrencia fisica do fato de "aplicar uma mtriz ao qubite", seria mudar o spin? a direção? fiquei curioso.

obrigado...fui!
 
Matheus, o sistema por trás das considerações do Carlile hoje é, basicamente, um conjunto de spins. O Qbit que ele mostrou não nada mais que um spin. É meio complicado falarmos de spin agora, mas estou contente porque, acho, que vocês já se convenceram que tem algo a ver com as rotações... Lembre-me de falar algo sobre isso na próxima aula de GA.
 
Alberto, o que seria uma 'seqüência aleatória autêntica'?
 
Caro anônimo, uma seqüência aleatória autêntica seria uma seqüência de números em que não houvesse nenhuma regra capaz de, conhecidos os elementos S(1), S(2), ... , S(N), calcular-se o S(N+1). Um programa usual de computador pode, no máximo, nos fornecer uma seqüência pseudo-aleatória: uma seqüência periódica, mas com período muito grande, que para (alguns) efeitos práticos, pode ser considerada quase infinita.
 
Boa noite, professor!

Saa, qual a diferença entre uma seqüência aleatória autêntica e uma seqüência periódica com PERÍODO MUITO GRANDE, EM TERMOS PRÁTICOS, INFINITA?
Uma seqüência periódica que tende à infinitude não seria o mesmo que uma seqüência aleatória? Já que o período é muito grande e não se repetirá! Ou seja um "aparente" período!

Obrigado, professor, e até...
 
Oi Francismar,
bem, se for infinito o período, então a seqüência é realmente aleatória... Mas eu quis dizer com "praticamente" infinito que o período é muito grande. Então, se sua aplicação usar a seqüência por um tempo menor que o período, você não vai notar que ela é periódica.
 
oi saa!

hum..o que faz algo ser um espelho? no ensino médio aprendi que um espelho perfeito é uma superficie perfeitamente lisa, na qual a onda "bate e volta"... mas uma superficie rugosa não pode ser considerada um monte de minúsculas superfícies lisas, e então a luz sofreria sucessivas reflexoes em cada uma? ou não?
obrigada

ps.: a explicação da falta de estabilidade do livro lá foi boa..e muito interessante
 
Isabel,
espelhos dão muito assunto... Vamos nos ater a espelhos para "luz", os usuais, quer dizer, espelhos para ondas eletromagnéticas. Poderíamos pensar em espelhos para outros tipos de ondas, mas deixa pra lá por enquanto. Pra ser um espelho, uma superfície tem que fazer isso que te ensinaram na quinta série: o raio tem que bater e voltar. Se você decompuser o raio/onda o em componentes normais e tangênciais ao ponto de "impacto", só o normal deve ser "rebatida". E exigência de ser lisa a superfície vem do fato que, num bom espelho, raios que incidem paralalemente em pontos diferentes devem tambem emanar paralelamente. Isso exige que os vetores normais nos dois pontos de incidência sejam paralelos, ou, em outras palavras, que a superfície seja um plano perfeito. Caso contrário, os raios vão ser rebatidos em direções diferentes, numa luz difusa, dá qual você não vai identificar nenhuma imagem projetada. A mágica do espelho vem que os raios são refletidos todos da mesma maneira. O que você vê, então, não é o espelho, mas a reflexão dos raios que lá chegaram! Isso é diferente de ler um papel, por exemplo. O que você vê alí é a reflexão difusa de luz no papel. Se não fosse difusa, você não veria o papel, mas veria o seu rosto...

Muito bem. Pra fazer isso, as superfícies tem que ter algumas propriedades eletromagnéticas. Por exemplo, tem que ter elétrons livres em quantidade suficiente. Devem ser, portanto, boas condutoras. Quase sempre são metálicas. Num condutor, pode-se mostrar que o campo elétrico e sempre zero. Isso é suficiente pra fazer a onda rebater como voce precisa. Isso explica como o seu espelho do banheiro funciona. Mas a Natureza, como voce sabe, não se restringe ao banheiro, e a coisa é um pouco mais complicada... Mas essa é outra estória...
 
Uma questão interessante é: por quê os espelhos invertem esquerda e direita mas não invertem o que está em cima e o que está embaixo?

Isso claramente tem a ver com o fato de que os espelhos 'mudam a orientação do espaço'. Isto é, a matriz que manda um objeto para sua imagem, 'atrás' do espelho, tem determinante negativo.

(O Alberto já deve ter falado da fita de Möbius, mas se ainda não falou, vai falar na próxima aula!...)

Porém, o porquê de inverter as posições horizontais e não inverter as posições verticais não está claro... De fato, parece que o espelho 'escolhe' uma base do R^2, o que é muito, muito estranho!

Se alguém tiver alguma resposta interessante... por favor!

Até logo!
 
Ola Eduardo, fico contente que voce tenha resolvido seus problemas teletubbicos que te impediam de postar aqui.

Meus alunos aprenderam na sexta serie porque o espelho inverte direita e esquerda, mas nao pra cima e pra baixo. Por sinal, a discussao foi iniciada pela propria Isabel.

E um problema de definicao de direita e esquerda, conceitos "antropomorficos", e nao matematicos. Pense como definimos essa direcoes. Temos dois eixos claramente privilegiados. Um e o nosso eixo longitudinal L, que vai dos seus pes a sua cabeca. Outro, V, e o da sua direcao visual, que vai da sua nuca em direcao ao seu nariz. Ninguem tem duvida nesses, ok? Bem, define-se como direita a direcao correspondente a V x L. Os marcianos esfericos que habitam o planeta toro nunca introduziram esse conceito, nem nunca precisaram disso.

O mundo do espelho, como voce disse, tem uma orientacao distinta. Quando voce se olha no espelho, tenta interpretar aquele mundo usando a TUA orientacao. Teu cerebro funciona assim, voce nao vive no mundo da Alice (pelo menos a maior parte do tempo). Bem, quando voce se ve no espelho, o eixo L nao muda, o cara de la tambem tem a direcao longitudinal claramente definida. Porem, V mudou. Voce esperaria (teu cerebro), portanto, que a mao esquerda do cara do espelho estivesse do TEU lado direito. Mas a orientacao dos eixos mudaram tambem! Entao a direcao esquerda do cara de la, definida pelo produto vetorial dele, vai estar do lado errado, visto por voce. Nada mais que isso. E um problema de tentar e ver o mundo da ALice usando a nossa orientacao. Se voce conseguisse treinar o seu cerebro pra comutar de orientacao sempre que estivesse em frente a um espelho, nada disso ocorreria.
 
Humm... Faz sentido!

Obrigado!

Assim que eu tiver mais questões teletubbicas, virei a este Oráculo solucioná-las. Até mais.
 
Saa,

Que droga perdi uma revista do Einstein!! Vc não teria outra sobrando por aí?! Ah não foi exatamente matar aula, tivemos jogo de vôlei naquele dia e fui bandejar tarde! Falando nisso: ganhamos as Caloríadas, na quinta teve a final contra a Estatística, foi 2X1 de virada!! Mas não foi exatamente pra isso que passei por aqui: 09 de maio - Avaliação e discussão de Cursos - no horário de realização da reunião, os alunos estarão dispensados das aulas.

Sem aulas?!!

Ah... achei interessante a recuperação da prova!!

Bom fds... pq eu acho que estou virando nerd, estudando Cálculo o dia todo (num sábado) e reclamando uma revista do Einstein ... hehehe
 
Ah que pena! Mas e sobre o dia 9? Vai ter aula?
 
Pois é, Priscila, voltando a ser nerd...

Parábens pela vitória. Soube no mesmo dia.

Eu coordenei a tradução desse número especial da Scientific Americam, como parte das comemorações do Ano Mundial da Física, que foi o ano passado. Não tenho nenhum outro exemplar, sinto muito. A maior parte dos artigos originais, em inglês, estão aqui. Você também pode pedir a revista emprestada pra outra Priscila campeã...
 
Nossa, você é muito rápida, responde até rascunho de comment...

A que horas está marcada a tal reunião? Não me lembro dela coincidir com aula nenhuma...
 
É que estou on, então fico atualizando pra ver se vc jah respondeu, pois daqui a pouco estou indo pra uma festa (ngm é de ferro!). Eu acho que a reunião é o dia todo não?
 
HaHaHa. Reunião o dia todo? Claro que não... Isso é pro povo das ciências humanas. Nós somos nerds. A reunião deve ser na hora do almoco. Certamente dará tempo de ir a aula de exercício... Divirta-se na festa.
 
Ah druga! Jah tava pensando que ia ter mais um dia pra jogar truco, quer dizer, estudar pro teste... mas vai ter aula pelo jeito.... vou me divertir sim... ah e obrigada pelas respostas em tempo real!! HAhah... ah... pq não ter uma visão holística e um pé nas ciências humanas?! As pessoas mais inteligentes que conheço (não nerds) tem um gosto bem abrangente... no Cursão há um bom exemplo. Bjus...
 
Algum übergeek, nerd, ou teletubby da Unicamp joga go?
 
é o q é übergeek?
 
über- = super-, acima, etc (alemao)

geek (giria americana):
n. Slang

1.
1. A person regarded as foolish, inept, or clumsy.
2. A person who is single-minded or accomplished in scientific or technical pursuits but is felt to be socially inept.
2. A carnival performer whose show consists of bizarre acts, such as biting the head off a live chicken.
 
(PERGUNTA TELETHUBBIE)

SAA,

ME EXPLICA UMA COISA.. NAQUELA EXPLICAÇAO SOBRE O ESPELHO..

COMO OS *MARCIANOS* FORAM PARAR NO PLANETA TORO??

:P!!!!
 
Ninguém explicou nada aí
(?????)
 
Vitor, eu já joguei umas 6 ou 7 vezes na minha vida o jogo Go. Por quê? Está aprocura de um parceiro? Sai fora, então. Sou hetero.

É Brincadeira (não quanto ao fato de eu ser hetero) :). Não lembro direito alguns detalhes, mas acho que ainda sei jogar sim. Se quiser joga qualquer dia aí...

(Uma pergunta: que vítor você é? O de Minas?)
 
Pedro Thiago, é que eu quero aprender a jogar, apesar de ter comprado o equipamento de go na Nihon Ki-in, não pude aprender a jogar lá por falta de tempo naquela ocasião. Talvez eu leve o equipamento de go na semana que vem.

Ps.:Não seja um troll.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll
 
Vítor, encontrei esse sítio aqui http://www.ime.usp.br/~luis/go/principal.htm . Parece ter o necessário para que se comece a jogar. Espero que lhe (nos) seja útil.

Quanto ao seu P.S, não sei se agi como um troll. Minha brincadeira no comentário não foi tão hostil ou deliberadamente ofensiva, acho. De qualquer forma, desculpe-me. (Legal esse "estudo" de comportamento de pessoas em conversas pela internet. De fato, tem muito troll por aí)
 
Saa, como os cientistas conseguem determinar a idade do Universo e inferir que o mesmo está se expandindo? Em teoria, o que há além dos limites do Universo? (Se ele se expande, então deve haver algo além dele que permite essa expansão ). Em que se baseia exatamente aquela teoria, proposta por um brasileiro, que diz que o Universo expande/retrai-se/expande/restrai-se, sucessivamente? Vc podería me indicar algum bom site ( ou livro ) sobre o assunto?
Eu sou uma negação em GA, (isso não é uma reclamação) mas sempre curti matemática/física e reconheço que essa área que envolve grandezas astronômicas me fascina.
Desde já agradeço pela atenção.
 
Caro anônimo,
você fez várias perguntas. Vou tentar responder algumas. A idade do universo não é algo que se mede, por razões óbvias. Ela é estimada. O chamado modelo padrão cosmológico sugere que o universo tem mais de 10 bilhões de anos, o que é compatível com várias observações. A conclusão de que o universo está se expandindo vem da observação do fenômeno relativístico chamado redshift. Sobre estes temas, sugiro esta leitura.

Não há nada além do universo e nem precisa haver para que ele se expanda ou exista. As ideias envolvidas na construção de modelos cosmológicos são derivadas da Teoria da Relatividade Geral, algo não recomendado para vocês agora... Não conheço essa teoria que voce diz. Há várias especulações a respeito da origem do universo. Poderíamos fazer um blog inteiro só delas...
 
Saa,

Se eu possuo dois pontos em R^3 como eu encontro a família de círculos que passa por eles?!
 
Vamos ver se algum estudante responde...
 
Bem, já que ninguem se dispõe a tentar responder...

Passe uma reta (r) por esses dois pontos. Pegue agora o plano (P1) perpendicular a essa reta eqüidistante dos dois pontos. P1 é o plano que parte o segmento de reta entre os pontos exatamente no meio. Qualquer círculo que passe pelos dois pontos terá seu centro contido em P1, certo? Pegue agora qualquer plano P2 que contenha a reta r. Ele será, por construção, perpendicular a P1. A intersecção entre P1 e P2 é a reta t, perpendicular a r. Em P2, a familia de círculos que passa pelos dois pontos é a mesma que você faz em R2, uma familia de círculos com centro na reta t.

Bem, a família do seu problema é uma família de famílias. Para cada P2 (note que ele é arbitrário), você tem uma família (um feixe, na nossa nomenclatura) bidimensional de círculos. Pegando-se todos os P2 possíveis, tem-se a família de feixes de círculos que passam por dois pontos.

Para economizar contas, oriente os eixos de maneira a ter z na direção de r. Além disso, podemos, sem perda de generalidade, colocar os pontos em (0,0,-1) e (0,0,1) (Por quê?) Qualquer círculo que passe por esses pontos terá seu centro no plano z=0. Agora, escolha P2 como sendo o plano y=0. Determine o feixe que passa por esses pontos e está contido em P2. Escolher um P2 arbitrário agora corresponde a girar o sistema de um ângulo theta em torno do eixto z. (Por quê?). Daí da pra obter uma expressão explicita para a família que você procura.... Tente fazer e escreva aqui a resposta.

Ah, e, por favor, identifique-se.
 
Olá professor!! Aqui é Marcelo Hashimoto!! Legal voltar com o Blog, apesar de eu não contribuir muito com comentários inteligentes ou utilizáveis, eu tiro bastante proveito de tudo aqui!! Além disso, tenho que ter algumas referencias para criar as redações para entregar em FM!! Falow!!
 
Primeiro queria esclarecer pra voce professor q o dito, "Marcelo" acima eh na verdade o famoso Sinistro!
BOM...ESCLARECIDO ISSO..
gostei muito da volta do blog...ele realmente é muito útil...mesmo sem as referencias a programas otimos da TV, hehehe.
que venha a nova fase...
queria aproveitar e pedir uma boa referencia sobre informações do conceito de "corpo negro"
abração..fui!
 
Mateus, é difícil encontrar uma referência de corpos negros que seja legível para vocês. Não conheço nenhum texto de divulgação bom. Talvez você devesse dar uma olhada em livros de Física II, quando se introduz calor e termodinâmica. Eu me lembro que o assunto está muito bem discutido no vol. I do Feynman e no II do Moyses, mas não estou certo se eles chegam a discutir corpo negro. De qualque forma, você vai ter que saber algo de termodinâmica para compreende-los...
 
Saa,

Gostaria de saber se as redações das aulas de FM devem ser feitas baseadas no conteúdo da palestra ou apenas no assunto? Qual o estilo de redação??
 
Caro Anônimo.
Você não precisa ficar restrito ao conteúdo da aula.

Sobre o formato, um colega (Caio Coutinho) sugeriu que vocês deveriam escolher entre:

1) Dissertação
2) Carta
3) Narração

Qualquer um está valendo!
 
Ahhh, e o Saa também disse (Temos provas e testemunhas) que quem fizesse uma carta criativa destinada a Einstein(isso mesmo, para Einstein!) em uma das redações, ele disse que ele já fecha FM pro aluno
E aiiiinda.... se fizer uma estória em quadrinhos (descente) fecha com 10 em GA.
hauuahhauauhhuahau
Essa ultima parte eu já não sei se ele vai ter coragem de fazer, as sobre a carta eu afirmo que é verídico!
 
Ok, atendendo a pedidos, as redações, que devem ser entregues até a última aula de FM, podem ser:

1) Dissertação
2) Carta
3) Narração
4) Quadrinhos

Quem optar por carta e endereça-la ao Einstein (ou a alguem equivalente), está dispensado da outra redação. O mesmo para quem optar pela narração e incluir o Einstein (ou alguem equivalente) como personagem.

Quem optar pelos quadrinhos também estará dispensado da segunda redação. Se os quadrinhos forem bons e o autor permitir, eu os distribuirei pela UNICAMP. Se os quadrinhos forem ótimos, o autor ganhara também alguns pontos em GA.

O julgamento dos quadrinhos caberá a um comitê de composição secreta que se reunirá, em sessão não pública, na sala 147A do IMECC. Não caberá nenhum tipo de recurso contra a decisão do comitê.
 
"O julgamento dos quadrinhos caberá a um comitê de composição secreta que se reunirá, em sessão não pública, na sala 147A do IMECC. Não caberá nenhum tipo de recurso contra a decisão do comitê. "
uahuahahuahuuha, q corrupto
huahuahuauhuha
 
Ei saa, vc caiu em contradição...
Vc disse q era 10 quem fisesse os quadrinhos
 
Er, Saa, posso te postar umas (kk, várias) perguntas meio sem noção? Lá vão:
Aproximadamente, a quantos parsecs situa-se o buraco negro mais próximo da Terra? É verdade que o nosso sistema solar está em rota de colisão com um buraco negro? Em teoria, o que há no centro da galáxia ( um corpo celeste imenso, apenas vácuo, um buraco negro...?) O que sería um "wormhole" ( "buraco de minhoca" ), em termos espaciais? Existe um "centro do universo"?
Desculpa as perguntas, tudo começou com uma excelente reportagem sobre colisão de buracos negros, que saiu na primeira edição da revista "Astronomy Brasil " (maio, 2006)...
 
Sugiro uma quinta alternativa: poesia!

Seria legal descobrir um Álvaro de Campos dentre os alunos de GA, embora eu duvide muito...
 
Caro anônimo sem-noção,
tentarei responder suas perguntas.

1) Distância R parsecs, onde R é a nossa distância até o centro da galáxia. É longe pra caramba.

2) Desconheço que estejamos em rota de colisão com um BN. Ninguem nem sabe onde pode haver um BN com certeza, como vamos saber se vamos encontrá-lo...

3) Um BN gigante, provavelmente.

4) São configurações de campos gravitacionais hipotéticas que permitiram conexão entre pontos distantes via alguns "atalhos" inesperados.

5) Não deve existir centro do universo.
 
Poesia?! Uhuuuu.... Adorei a idéia! Mas será que um Álvaro de Campos também não merece uns pontinhos em GA?!
 
Xiasma versão beta:

Versos sem autor,
autor sem versos.

Sonetos podem ser dodecassílabos,
Dodecassílados não são sonetos.
Sonetos podem ser alexandrinos,
Alexandrinos não são sonetos.
 
Uau!

Xiasma!? O que vem a ser isso?
 
A poesia pode ter tema qualquer??
ou deve ser relacionada com alguma palestra/matemática/física?
 
Isabel, não esculhambe o curso. Lógico que as redações/cartas/narrações/poesia/quadrinhos tem que ser relacionados com alguma coisa de alguma palestra...

Agora, se tiver algum poeta na turma, eu posso abrir um tópico "Cantinho literário...".
 
Olá, turma!!!
Olá, professor!!!

Pro pessoal que "curte" poemas (para aqueles também que não "curtem", já que é uma oportunidade para passar a "curtir"...), segunda-feira, dia 29, haverá um concurso de poemas organizado pelo SAE (Serviço de Apoio ao Estudante), no Auditório do Instituto de Artes, das 19h às 22h.

Valeu, galera!!! Até...
 
professor,

tem turmas especificas pro cursao as disciplinas do segundo semestre(ma327, ma211,f228,f229,mc102)?
 
Oi Nuno,
Cálculo II e Álgebra Linear: sim.
Físicas: não.
mc: Não sei.
 
Em uma prisão há três detentos. O carcereiro informa que somente um será libertado e os outros dois, fuzilados. O prisioneiro A sabe que sua chance de sobreviver é 1/3.Para descobrir mais ele pergunta o nome de apenas um dos prisioneiros que será excecutado. O carcereiro responde: B. Qual a nova probabilidade de A sobreviver?
 
Continua sendo 1/3
 
Sim, continua sendo 1/3, como respondeu o outro anonimo. Mas acho que o enunciado nao e bem assim. O correto seria: tres prisioneiros, dos quais dois serao executados, mas eles nao sabem quem. Um deles, ansioso, pergunta ao guarda:

- um daqueles dois (os outros) vai morrer, certo?
- Sim, diz o guarda.
- Ufa, que alivio - pensa o ansioso. Minha chance de morrer era 2/3, agora e 1/2...

O racicionio do ansioso procede?
 
Exato, mas eu entendi a intenção da pergunta do primeiro anônimo.
 
Professor, qual o estado físico do fogo? Há algo no nosso planeta q exista naturalmente no estado plasmático?
 
Em um programa de televisão, há um desafio que consiste no seguinte: a pessoa deve abrir uma de três portas. Atrás de uma delas há um carro, e das outras, cabras. Primeiramente, a pessoa escolhe uma porta X e não abre. Então o apresentador abre uma das outras duas, na qual necessariamente não está o carro. Pergunta ao participante se ele deseja abrir a porta X ou a outra que continua fechada. O que é melhor?
 
ô Alberto,

quando acabar o primeiro semestre o site some, ou seja, vc vai desativalo?
 
Nuno, provavelmente o blog continuará. Conto com a ajuda de vocês pra isso...

Ninguem vai responder a pergunta da Isabel?
 
é melhor ele abrir a porta que continua fechada.
 
Por quê, caro(a) anônimo(a)?
 
Considere as três portas(^), em situações distintas:

1) ^ ^ ^
2) ^ ^ ^
3) ^ ^ ^

Seja o carro(*) e as ovelhas( )

Daí temos:


1) ^* ^ ^
2) ^ ^* ^
3) ^ ^ ^*

Digamos que eu escolha(§)as portas:

1) ^* ^ ^§
2) ^ ^* ^§
3) ^ ^ ^*§

E denotemos agora a porta vazia que ele vai abrir por (0):

1) ^* ^0 ^§
2) ^0 ^* ^§
3) ^ ^0 ^*§

Veja agora como ficou a situação... se eu escolher a porta que continua fechada tenho mais chances de ganhar...

1) ^*($) ^0 ^§
2) ^0 ^*($) ^§
3) ^ ^0 ^*§($)
 
Muito bem. Por quê o(a) sr(a). não se identifica?
 
Fui eu que postei anônimo...
 
Certo, que bonito, não?
 
Boa noite, pessoal!

Professor, o "problema das portas", proposto por Isabel, e solucionado por Nuno, pode ser aplicado às filas de supermercado, por exemplo?
Ora, se você tem três opcões de filas, escolhe uma das filas (digamos a 1), vê que uma das que você não escolheu imediatamente ficou lotada (digamos a 3) (logo você não a escolherá), então é vantagem você mudar de fila (ir para a 2) ou continuar na mesma fila (na 1)?
Pergunto isso, pois, na prática, sempre quando mudo de fila no Bandex a fila que eu estava anda mais rápido...
Receio ser talvez uma questão psicológica e nada probabilística...
Mas não me custa perguntar, né?

Obrigado e um bom fim de semana a todos...
 
Taí um problema de pesquisa operacional em todo seu esplendor. Eu diria que o problema das filas é de natureza diferente. No problema do carro e das cabras, o status das portas (boa=carro, ruim=cabra) é imutável ao longo do problema. Já no problema do banco/bandex, o status das filas (boa=andando, ruim=parada) muda ao longo do problema. Isso faz toda a diferença... Como atacar esse problema? Ora, temos que fazer algumas hipoteses e contruir um modelinho... Depois, testamos o modelinho. Se ele estiver de acordo com a "experiência", podemos nos atrever a fazer previsões. Se não estiver de acordo, voltamos lá em cima, revemos as hipóteses e o modelinho... (método científico, again...)

Um modelinho poderia ser assim. Vamos admitir que a conversão da fila em boa ou ruim é aleatória, isto é, ninguem sabe dizer, a princípio, se uma fila que está andando vai parar, ou se uma fila parada vai começar a andar. Poderíamos (Liu) fazer um rograminha de computador para simular isso da seguinte maneira. Sejam três filas: A, B e C, cada uma inicialmente com 10 famintos. A cada passo, 1 faminto entra no Bandex, mas não se sabe de que fila ele vem, isso é aleatório. Um último faminto (Francismar) entra numa das filas, ele escolhe qual. A pergunta é: qual é a melhor estratégia (tempo mínimo na fila) pro francismar? Ficar em sua fila original? Ou mudar sempre que sua fila parar?

Pelo que você diz, a melhor estratégia para os outros é sempre ficar na fila que voce abandonou....
 
Francismar,
O problema das filas do bandex traz a tona outro problema: Se eu mudo para a fila mais rápida e esta começa a ficar lenta, e faço isso novamente e a situação se repete. Qual é o motivo?
R.: Outras pessoas também fazem isso. E não vão ao final da fila: elas cortam a fila...
Numa sociedade onde há respeito mútuo, talvez, a questão se resumiria a apenas escolher a menor fila.
 
Saa, quem fizer poesia tbm está dispensado da 2ª redação?!
 
Uma anonimo la em cima perguntou:

Professor, qual o estado físico do fogo? Há algo no nosso planeta q exista naturalmente no estado plasmático?

Eu me esqueci de responder e ficou perdido... Nao sei se faz sentido perguntar qual o estado fisico do fogo. Sei que voce deve ter ouvido que o fogo e um plasma, mas nao e bem assim. As chamas que vemos numa fogueirinha sao uma complexa combinacao de gases sofrendo muitas reacoes quimicas e emitindo muito calor. Parte dessa materia pode estar ionizada, isto e, pode ser um plasma. Alguem me disse uma vez que a chama azul de um macarico teria a maior porcentegem de materia ionizada, mas eu nao sei.

Nao sei de nada "natural" que origine plasmas. Se tivesse que chutar, diria raios e vulcoes.
 
Este e este são dois exemplos de "plasmas"....
 
Oi, galera!
Olá, professor!

Professor, só uma perguntinha rápida sobre superfícies (não tem, diretamente, nada haver com a prova de G.A.):
um parabolóide hiperbólico pode ser planificado?

Obrigado!

P.S.: desculpe a insistência, mas quando tiver um tempinho, o senhor pode responder à pergunta no tópico sobre "Os Buracos Negros"?
Mais uma vez, obrigado e até...
 
gostaria de saber se uma pessoa que naum ficou de exame pode faze-lo para melhorar sua nota?
se naum... eu acho injusto uma pessoa que ficou com 6 de média poder tirar 10 e ficar com média final 8! ou seja mais do que eu que naum fiquei de exame!
Alberto Saa vc naum acha isso injusto?
...afinal... tudo na faculdade gira em torno do CR...
 
Caro anônimo, não vou, nesta altura do campeonato, discutir justiça com ninguem. Por mim, se quiser fazer o exame, faça. Tenha em conta, porém, que sua nota será efetivamente modificada, mesmo que diminua. Cá entre nós, a chance de alguem que ficou com 6 tirar 10 no exame não é das mais expressivas. Não estarei aqui na aplicação do exame, nem na correção. Então, antes de fazer, fale com o Rigas.
 
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