Segunda-feira, 6 de Março de 2006

 

Bem vindos!

Caros e caras estudantes,

a finalidade deste blog é estimulá-los às discussões e reforçar a etapa de formação básica que agora se inicia. Já deve estar claro que nosso foco estará na Física e na Matemática, em seus aspectos mais amplos e abrangentes, em suas interrelações, em sua eficiência para a descrição da Natureza e sua decorrente aplicabilidade nas mais diversas situações e áreas do conhecimento.

Veremos que a Física e a Matemática não só andam em paralelo, mas, sobretudo, apoiam-se mutuamente como um empreendimento conjunto, a mais notável simbiose da Ciência, tão eficiente que acaba levando inexoravelmente à dúvida se seriam exatamente atividades distintas e independentes. A Física e a Matemática seriam invenções ou descobertas humanas?

Por enquanto, fiquemos com a citação abaixo, atribuida a Henri Poincaré, grande matemático e físico francês do início do século XX:
Seria a análise matemática ... apenas um jogo da mente? Ao físico, ela só poderia dar uma linguagem conveniente? Não seria este um auxílio medíocre e, estritamente falando, dispensável? E não seria de se temer que essa linguagem artificial fosse um véu interposto entre a realidade e a visão do físico? Longe disso; sem essa linguagem, a maior parte das analogias íntimas das coisas teria ficado para sempre desconhecida por nós; e teríamos ignorado eternamente a harmonia interna do mundo, que é ... a única realidade objetiva verdadeira.

Comments:
Fala Saa! To tentando achar o Wexler. Infelizmente o "livro" so fica disponivel na quinta a tarde e queria estudar ja desde terca. Peguei o Calculo II do Stewart para ir revisando materia e para pegar alguns exercicios. Na quinta feira vou dar uma passada na sua sala para tirar uma duvida em relacao algumas deducoes.

Abraco,
parabens pelo blog
Caio Ferrari - Cursao 2006
 
Olá, professor! Gostaria de expressar aqui minha satisfação pelas aulas que tive com o senhor. Não meramente por bajulação, afirmo terem sido aulas empolgantes: onde sua boa dicção e capacidade de explanação demonstraram ser muito boas.
Gostaria de ter a oportunidade de conversar com o senhor, ainda, sobre o cientificismo: "o que é realmente" e "se o mesmo vale à pena em nossas vidas", em nível mais aprofundado de propósito de vida.

Francismar Ferreira Lima
RA 060936
Cursão (51)
 
Caros, muito obrigado pelos elogios. Devo ter uma copia extra do Wexler, levo amanha na aula, se eu encontrá-la.

Sobre possiveis discussões, podemos sempre usar o tempo de FM, as palestras nunca ocuparão as 2 horas.

Até amanha.
 
Olá professor!

Gostaria de saber se o primeiro teste diz respeito a todo o conteúdo da 1a lista e se é disponibilizado o gabarito dessa.

Obrigada!
 
Boa noite, professor!
Quero agradecer pela atenção e paciência que o senhor provou muito bem ter.
A atenção de um professor cedida a um aluno é um empolgante combustível nessa nova empreitada de estudos.
Muito obrigado!
Francismar Ferreira Lima
Cursão 2006
 
Sim, Isabel, o primeiro teste é relativo à primeira lista. Não temos um gabarito, mas o Daniel e o Maurício podem ajudar a resolver os problemas mais complicados.

Essa primeira lista é basicamente de sistemas lineares, algo que vocês certamente já viram, mas provavelmente com uma outra ênfase. Ainda teremos uma ou duas aulas sobre o assunto.
 
Olá, professor!
Sou seu aluno de FM, e devo dizer que, sem exageros da minha parte, sua primeira aula/palestra foi a melhor que eu já tive! É realmente empolgante ouvir sobre Ciência de alguém que lida com ela em seu dia-a-dia! Me senti como se estivesse lendo Sagan!

Um abraço,
Pedro Vaz Duque
RA 063697
Cursão(51)

P.S.: Parabéns pelo blog! Está bem interessante!
 
Excelente idéia este blog. Parabéns.
 
As aulas de G.A. realmente estão se tornando cada vez mais interessantes. Acredito que a dificuldade em abstrair os problemas serão amenizados com o tempo.

Pra quem se interessa um pouco pela história recente da matemática, deixo aqui um link sobre o último teorema de Fermat.

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/fermat/ultimo_teorema.htm
 
Obrigado, Adriano.

O link saiu com defeito. É este.
 
Olá, Saa!
Gostaria que o senhor me esclarecesse: o senhor disse em classe que a Matemática não consegue, em si, definir, essencialmente, os Objetos do nosso Universo.Sendo assim, arranjos de axiomas acabam produzindo situações não provavéis: novos axiomas, conforme exposto em classe. Mas minha pergunta é: se novos axiomas são criados, a Matemática se torna mais "axiomatizada", e isso não a torna mais passível de falhas? Já que dependerá de mais "Verdades Dogmáticas"?
Desculpe estar sendo insistente com indagações filosóficas, mas é isso aí!
 
Boa noite, professor!

Tudo bom?

Enviei um comentário ontem, dia 23, (aliás, uma pergunta) sobre "axiomas x veracidade da Matemática", o senhor o recebeu?

Pois tenho uma outra pergunta hoje:

As Propriedades da Adição de Vetores, da Multiplicação de Vetores são muito similares (se não idênticas) às Propriedades de Adição e Multiplicação de Números Reais. Isso se deve ao fato de, Analiticamente, um Vetor poder ser expreso por um Ponto no Hiperplano? E mais longe: tem haver com o fato de todo e qualquer Vetor ser na verdade um Ponto e vice-versa?

Muito obrigado pela paciência e dedicação!
Um abraço!
Até...
 
Oi Francismar,
não reconheço nenhuma dessa palavras como minha, não entendi o que voce quis dizer!

Caso você se interesse sobre o que eu disse a respeito das proposições indecidíveis, sugiro (mas não recomendo!) o livrinho A PROVA DE GÖDEL, de E. Nagel e J. Newman. Tem em português. Neste site tem também uma introdução ao tema.
 
Francismar,
vetor não é ponto, ponto não é vetor, hiperplano é hiperplano e nada mais.
Melhor conversarmos na aula.
 
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