Sábado, 7 de Abril de 2007
EP4: Um tributo a Euler
O EP4 já está no ar. Como sugere o título, é de fato um tributo a Leonhard Euler, na véspera de seu tricentésimo aniversário. O EP3 deveria ser entregue no dia 15/04, a data do aniversário de Euler. Já que estamos em época de provas e de comemorações, decidiu-se adiar a entrega do EP3 para o dia 29/4. Os EPs 3 e 4, portanto, deverão ser entregues na mesma data.
Domingo, 1 de Abril de 2007
EP de Páscoa
O terceiro EP, o tradicional Problema para a Páscoa, já está no ar. Na verdade, são dois problemas. Muitos acharão que são dois problemas sem qualquer relação entre si. Aqueles que pensarem assim, na verdade, estarão com toda a razão. A única relação (que eu vejo) entre os problemas é que eles foram agrupados no EP da Páscoa. Mas ambos são interassantes, eu garanto...
O primeiro problema discute as "bacias de atração" do método iterativo de Newton para funções não lineares R2 → R2. Como vocês verão, o problema consiste na criação um programa "gerador de fractais".
O segundo envolve o chamado "problema das N Rainhas", e nada tem a ver com os curiosos golpes aplicados pelos estelionatários protagonistas do ótimo filme argentino homônimo (para N=9). Trata-se da generalização do clássico problema: de quantas maneira 8 rainhas podem ser dispostas num tabuleiro de xadrez, inicialmente vazio, de tal maneira que nenhuma delas esteja sob qualquer ataque? É um problema simples, mas cuja solução algorítmica é complexa. Veremos que não é nada dificil encontrar os limites das atuais tecnologias computacionais com um problema tão simples como esse. Acho que o caso com N=25 já é de solução impossível. Devo alertar também que este problema pode ser prejudicial a saúde cardíaca, consultem o Bliska.
Boa Páscoa a todos.
O primeiro problema discute as "bacias de atração" do método iterativo de Newton para funções não lineares R2 → R2. Como vocês verão, o problema consiste na criação um programa "gerador de fractais".
O segundo envolve o chamado "problema das N Rainhas", e nada tem a ver com os curiosos golpes aplicados pelos estelionatários protagonistas do ótimo filme argentino homônimo (para N=9). Trata-se da generalização do clássico problema: de quantas maneira 8 rainhas podem ser dispostas num tabuleiro de xadrez, inicialmente vazio, de tal maneira que nenhuma delas esteja sob qualquer ataque? É um problema simples, mas cuja solução algorítmica é complexa. Veremos que não é nada dificil encontrar os limites das atuais tecnologias computacionais com um problema tão simples como esse. Acho que o caso com N=25 já é de solução impossível. Devo alertar também que este problema pode ser prejudicial a saúde cardíaca, consultem o Bliska.
Boa Páscoa a todos.
Quinta-feira, 29 de Março de 2007
T1: Faith in Chaos
Caros, eπ > πe, confiram uma possível solução no fórum.
Em breve as notas do teste serão divulgadas. Para o filme π - Faith in Chaos, clique aqui. Se você gostar do filme, não se esqueça de conferir aqui how NERDY you are.
Domingo, 25 de Março de 2007
T1
Na próxima quinta, dia 29/3, haverá o primeiro teste, na última meia hora de aula. De acordo com a ementa, o teste será baseado nas listas de exercícios do curso coordenado. As listas podem ser encontradas aqui. Até agora, apenas as listas correspondentes aos tópicos de Aritmética de Ponto-Flutuante e Zeros de Funções de uma Única Variável foram divulgadas. Eventualmente, algum exercício sobre Sistemas Lineares pode ser cobrado, se a lista correspondente (a terceira) for divulgada em breve. Iniciaremos esta semana o tópico de Sistemas não-Lineares (que corresponderia a quarta lista), mas isto certamente estará fora do teste.
No curso coordenado, adota-se o MatLab. Apesar de ser um pacote eficiente e bastante completo, optamos por não usá-lo com a turma do Cursão, pela série de motivos que foram expostos nas primeiras aulas. Portanto, não será cobrado do Cursão nada que faça referência ao MatLab (ou a qualquer outro pacote, como: o SciLab ou o GNU Octave, pacotes numéricos gratuítos semelhantes ao MatLab, extremamente confiáveis e eficientes (notadamente o primeiro); ou o Maple ou Mathematica, pacotes de computação algébrica com poderosas ferramentas numéricas). Sugiro que os problemas da lista envolvendo programação sejam feitos em C.
No curso coordenado, adota-se o MatLab. Apesar de ser um pacote eficiente e bastante completo, optamos por não usá-lo com a turma do Cursão, pela série de motivos que foram expostos nas primeiras aulas. Portanto, não será cobrado do Cursão nada que faça referência ao MatLab (ou a qualquer outro pacote, como: o SciLab ou o GNU Octave, pacotes numéricos gratuítos semelhantes ao MatLab, extremamente confiáveis e eficientes (notadamente o primeiro); ou o Maple ou Mathematica, pacotes de computação algébrica com poderosas ferramentas numéricas). Sugiro que os problemas da lista envolvendo programação sejam feitos em C.
Quinta-feira, 22 de Março de 2007
Lei de Benford
Frank Benford é o nome que não me lembrava hoje na aula. Foi ele quem apontou a curiosa Lei de Benford (vejam aqui e aqui também), aquela que privilegia os digitos mais baixos (1, 2, e 3) em qualquer tabela de valores de medições físicas.
Já foi afirmado que todos os resultados da matemática (e muitos da física) recebem o nome daqueles que os descobrem depois de Euler. Não sei se Euler conhecia a Lei de Benford, mas parece certo que o grande astronomo Simon Newcomb, responsável por uma das medidas mais precisas da velocidade da luz no século XIX , já a identificara 40 anos antes de Benford. Mais informações, na seção 4.2.4 do Knuth.
Já foi afirmado que todos os resultados da matemática (e muitos da física) recebem o nome daqueles que os descobrem depois de Euler. Não sei se Euler conhecia a Lei de Benford, mas parece certo que o grande astronomo Simon Newcomb, responsável por uma das medidas mais precisas da velocidade da luz no século XIX , já a identificara 40 anos antes de Benford. Mais informações, na seção 4.2.4 do Knuth.